A Cultura do Plágio

05/04/2011 23:37

Um dos últimos estudos que fiz em minha pós-graduação foi sobre a cultura do plágio. 

Com a entrada dos computadores, Internet e banda larga em um número bem grande de lares, o simples CCI (Copiar - Colar - Imprimir) se tornou uma prática (e por que não uma praga) comum nas escolas.

Entretanto, essa atitude, além de ilegal (vide https://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9610.htm - Lei nº 9.610/98, Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.) deve ser vista por nós, educadores, como um ato que não transforma informação em conhecimento e não garante aprendizagem.

Não podemos aceitar de um aluno uma atividade que nos é totalmente perceptível uma cópia da Internet. Obviamente que devemos criar estratégias, mecanismos para evitar esse comportamento. Além disso, é importante uma discussão a respeito do plágio em sala de aula.

 

Uma história: Certa vez tive que atender a um pai que não se conformava pelo fato de eu ter recusado o trabalho de seu filho por ter sido cópia fiel da Internet. E olha que eu solicitei ao aluno um outro trabalho, explicando-lhe como deveria ter feito. Esse pai balançava o trabalho e, em tom alterado de voz, dizia: "Como você pode dizer que meu filho não fez o trabalho? Olhe o trabalho aqui!"

Não foi fácil "domar a fera". Mas não recuei, argumentei e, depois de boas doses de desgaste emocional, consegui convencer o pai do aluno.

 

Um outro ponto a ser levado em consideração é o respeito ao real autor do conteúdo. São horas de estudo e pesquisa que devem ser creditados a quem merece. Além disso, devemos ensinar aos nossos alunos que não há mal em utilizar trechos de artigos, isso dá credibilidade ao conteúdo, desde que a fonte seja citada. Ao aluno caberá demonstrar que interpretou o que está escrito e demonstrar o conhecimento adquirido.

Existem programas farejadores de plágio. Um deles é o FDP - Farejador de Plágios. É um software gratuito, mas eu ainda não instalei, portanto não o usei. Isso porque tenho passado trabalhos a meus alunos que, obrigatoriamente, devem ser feitos com conclusões.

Fica aqui um pedido: Vá à página "Fórum" e participe do debate sobre isso.